Relatório de Sustentabilidade 2023

Quem somos

Somos uma empresa brasileira com notório papel de liderança nos setores petroquímico de estirênicos e de transformação de plásticos. Nossos produtos estão no centro da economia e da cadeia produtiva: presentes no dia a dia da sociedade, em áreas essenciais que vão da alimentação e saúde ao transporte, infraestrutura e construção civil.

Na área petroquímica, fabricamos os produtos denominados estirênicos: etilbenzeno (EB), monômero de estireno (SM), poliestirenos de uso geral (GPPS), alto impacto (HIPS), poliestireno expansível (EPS), ECO-PS® e PS-3D.

O ECO-PS® é um desenvolvimento pioneiro da Innova, abrindo caminho à economia circular: primeira resina com até 30% de material pós-consumo reciclado em sua composição e capaz de preservar características similares às do produto 100% virgem.

Na área da transformação de plásticos, fabricamos os filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP) e tampas plásticas para águas minerais, sucos e refrigerantes.

Nosso posicionamento é estratégico: norte e sul do país, com petroquímicas em Manaus (AM) e Triunfo (RS), sempre próximas aos clientes.

   

Confira Nossos Vídeos Institucionais

De Videolar à Innova, uma História de Reinvenções

 Placeholder

Innova: Produtos e Presença na Sociedade

 Placeholder

Mensagem da Liderança

Confiabilidade é Valor

Imagem da Liderança

Lirio A. Parisotto, por Liz Parisotto De Gregori

Todo fim de ano tenho o hábito de fechar uma espécie de balanço, descrito numa única folha: 2023, repleto de acontecimentos, não fugiu à regra. Foi, sobretudo, um ano rico em percepções daquilo que entendo como o maior valor dessa Companhia. Antes das conclusões, os fatos:

Mantivemos nossos volumes de vendas intactos num cenário de margens esmagadas, quando a indústria química brasileira teve de terçar armas com as importações de resinas asiáticas a preços muito mais baixos, favorecidos pelo gás natural russo como insumo energético.

Dessa vez, o já esperado ciclo de baixa internacional da indústria petroquímica veio anabolizado por um coquetel nefasto: guerra entre Rússia e Ucrânia, juros brasileiros elevadíssimos, recessão mundial e queda na taxa de câmbio.

Não fosse o bastante, algo mais nos aguardaria: a seca histórica que levou os rios amazônicos aos níveis mais baixos dos últimos 121 anos. Isso nos fez mobilizar, em Manaus, uma ousada operação logística de praticagem naval, a custos muito elevados, com navios trafegando no fio da navalha, trazendo insumos e levando produtos acabados para mitigar os impactos sobre o abastecimento aos mercados de polipropileno biorientado (BOPP), laminados em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP) e tampas plásticas para águas minerais, sucos e refrigerantes.

Na área petroquímica, se fez valer o investimento nos posicionamentos estratégicos das nossas operações, espelhadas em Manaus (AM) e Triunfo (RS), abastecendo a demanda da resina poliestireno (PS). 

Ao mesmo tempo em que lidávamos com a seca em Manaus, nossa petroquímica de Triunfo (RS) empreendeu a maior parada programada de manutenção da história da Companhia. Isso após duplicarmos nossa área de tancagem a mais de 100.000 toneladas para garantir aos clientes o pleno suprimento de monômero de estireno (SM).

Essa mesma petroquímica é hoje plenamente movida à biomassa de resíduos vegetais, em lugar de óleo mineral e carvão. A operação da Central de Geração de Vapor e Energia Elétrica foi aprimorada em 2023 e o resultado é expressivo: chegamos a 84% de redução na taxa de emissão de Gases de Efeito Estufa, em relação ao ano-base de 2018, e 63% de uso de energia renovável nos processos produtivos da Companhia. Nossa resposta a todas essas condições adversas reunidas conduzem à última linha do meu balanço desse atribulado 2023, com o dado mais valioso e  principal produto entregue aos nossos clientes: a confiabilidade.

Aproveitem a leitura!

Lirio A. Parisotto

Destaques 2023

Volume de Vendas Preservado Sob Conjuntura Adversa

Ciclo de baixa da indústria petroquímica mundial: compressão de margens com impacto direto sobre vendas e lucratividade em todo o globo.Forças geopolíticas gerando mudanças no mapa dos insumos energéticos: a Ásia se favorece com a possibilidade de fabricar resinas mais baratas e deflagra um surto de importações no Brasil que comprime a 64% a taxa de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira, menor nível nos últimos trinta anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química, (ABIQUIM).Recessão econômica em nível global, com inflação e taxas de juros elevadas nas economias desenvolvidas; queda na taxa de câmbio médio em cerca de 3%; nível elevado dos juros no Brasil.Entrada de capacidades de produção adicionais expressivas no cenário internacional, sobretudo no território asiático.Maior seca dos últimos 121 anos em Manaus, com impacto logístico agudo no transporte hidroviário de matérias-primas e produtos acabados. Necessidade de operação logística especial e de alto custo adicional.

VOLUME DE VENDAS EM TONELADAS

Redução de 84% na Taxa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Relação ao Ano-base 2018

A CAMINHO DO CARBONO NEUTRO
ESCOPOS 1&2

Atingidos 63% de uso de energia renovável nos processos produtivos da Companhia.Verificação do Relatório de Gases de Efeito Estufa (GEE) no segundo ano consecutivo pelo Instituto Totum, incluindo escopos 1, 2 e 3.Conquista do Selo Ouro pelo inventário de 2022 no Programa Brasileiro GHG Protocol para transparência e a qualidade dos cálculos com relação às emissões de gases do efeito estufa (GEE).Avaliação de 100% dos fornecedores de biomassa, insumo principal da Central de Geração de Vapor e Energia Elétrica. Os escopos: ambiental, social e segurança do trabalho.

Crise Hídrica no Amazonas: Nossa Mobilização

A seca prolongada da Bacia Amazônica em 2023, maior dos últimos 121 anos, impactou a navegabilidade fluvial e gerou desafios logísticos muito severos para nossas duas Unidades industriais de Manaus.

As condições de profundidade dos rios se alteravam com muita velocidade e eram mapeadas em tempo real, junto com as manobras.

O desafio foi superado por uma mobilização estratégica que ativou modais alternativos como transporte rodoviário e por balsas, a custos adicionais elevados.

A Innova mobilizou uma operação ousada, com recursos de praticagem naval como boias reais e virtuais para conduzir os navios com insumos e produtos acabados, entrando e saindo de Manaus.

Ampliação da Área de Tancagem da Petroquímica de Triunfo (RS):

Maior confiabilidade e segurança ao mercado

Em conjunto, a capacidade de tancagem do etilbenzeno (EB) e monômero de estireno (SM) para todas as Unidades produtivas da Innova supera as 100.000 toneladas.

Realizada com sucesso a maior parada de manutenção programada da história da Companhia, na petroquímica de Triunfo (RS).

Foto unidade noturna

R$ 131.600.000

investidos

1.100 profissionais

envolvidos

359.000 horas

de trabalho

Cadeia Produtiva e Integrada de Estirênicos

Estratégia Climática

Em 2023, nosso inventário de emissões recebeu o Selo Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa que visa aumentar a transparência e a qualidade dos cálculos com relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Atingimos, no ano, redução de 46% da intensidade de emissões de gases de efeito estufa para os escopos 1 e 2, em comparação a 2022.

Ela se atribui ao maior consumo de vapor e energia na petroquímica de Triunfo (RS), com produção própria pela Central de Geração de Vapor e Energia Elétrica, movida à biomassa de resíduos vegetais (cavacos, cascas de arroz e sobras de serrarias) em substituição aos combustíveis fósseis (carvão e óleo mineral).

A Central de Geração de Vapor e Energia Elétrica possui potência instalada de 30.000 kW, o que equivale ao consumo de uma cidade com 450 mil habitantes. No segundo bimestre, eliminamos o consumo de vapores gerados a partir da queima de combustíveis de origem fóssil.

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)

GRI 305-2, 305-3, 305-4

Desde 2017, elaboramos e divulgamos nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes Regulados, abrangendo os escopos 1 e 2. Em 2023, pela primeira vez, divulgamos dados do escopo 3.

Em comparação ao ano-base de 2018, os resultados de 2023 marcam 84% de redução da intensidade das emissões de GEE nos escopos 1 e 2. Em números absolutos: 230.104 tCO2e reduzidas.

Economia Circular

O ECO-PS®, pioneiro produto da Companhia na linha de frente da economia circular, é um poliestireno que utiliza em sua composição até 30% de material pós-consumo reciclado, com propriedades mecânicas compatíveis às da resina virgem. Ele nasceu em Manaus e desempenha papel importante na reciclagem da cidade graças à parceria entre a Innova e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no apoio à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (ASCARMAN).

O projeto do ECO-PS® foi apresentado também no Fórum de Economia Circular, em Gramado (RS). Há ainda grandes desafios ao seu uso pleno devido às homologações necessárias, como no caso das embalagens em contato direto com alimentos, sob tutela e chancela da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Confira nosso Relatório de sustentabilidade 2023

VERSÃO INTEGRAL