Relatório de sustentabilidade 2023
Innova: Referência em Sustentabilidade na COP-26 da ONU
Substituímos a matriz energética da petroquímica de Triunfo (RS): o carvão e óleo combustível deram lugar a uma fonte renovável, a biomassa de resíduos florestais de acácia, pinus, eucalipto, cascas de arroz e sobras de serraria na forma de cavacos.
Nossa petroquímica de Triunfo (RS) tornou-se autossuficiente e autoprodutora em vapor (para os processos fabris) e em energia elétrica, com capacidade instalada de 30.000 kW, equivalente ao consumo de uma cidade com 450 mil habitantes.
Essa nova matriz energética, apresentada na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), levou a Innova à neutralização massiva de suas emissões de gases do efeito estufa, rumo ao Carbono Neutro.
São três os pilares essenciais da Innova: Resultado, Compliance e Sustentabilidade, com o mesmo vigor e formando um todo maior do que as partes. Dessa forma, a sustentabilidade na Innova tem uma acepção mais ampla na forma de pensar, agir, produzir e se relacionar com os stakeholders.
A grande aspiração da Companhia é a inserção da cadeia do plástico na economia circular. Essa meta move toda a pesquisa no uso de matérias-primas e no desenvolvimento pioneiro de produtos, tornando efetiva uma nova vida útil para o plástico pós-consumo.
Compartilhar valor também faz parte da visão de sustentabilidade da Innova, que investe em iniciativas de transformação social para beneficiar famílias e comunidades por meio do apoio a projetos de educação, geração de renda e cidadania.
Em 2021, a Innova publicou o Regimento Interno do Comitê de Sustentabilidade, órgão que tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração a fomentar estratégias e criar mecanismos para integrar a sustentabilidade ao processo de gestão da Companhia. O Comitê trabalha para conciliar questões de desenvolvimento econômico com a responsabilidade socioambiental.
Relatórios de Sustentabilidade
Conheça a visão de mundo sustentável da Innova
Políticas Integradas
Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI)
A Innova, indústria petroquímica e de transformados plásticos destinados aos mercados brasileiro e internacionaI, tem como propósito gerar valor e impacto positivo em toda sua cadeia de negócios.
Nosso compromisso com a melhoria contínua em produtos e processos tem lastro na segurança e saúde dos nossos colaboradores e terceiros, assim como na proteção ambiental e mitigação de mudanças climáticas.
Buscamos superar as expectativas dos nossos clientes e partes interessadas, além de oferecer produtos seguros, regidos pelos princípios e diretrizes do nosso Sistema de Gestão Integrado (SGI) e do Programa Atuação Responsável® da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).
Nossos compromissos:
- Cumprir a legislação e demais requisitos aplicáveis aos nossos negócios;
- Buscar a melhoria contínua e aumento de desempenho de nosso Sistema de Gestão Integrado (SGI), utilizando as mais eficientes e atuais tecnologias e soluções de engenharia na implantação de novos projetos, sempre coma participação dos colaboradores e as partes interessadas, com foco em Qualidade, Segurança de Alimentos, Segurança, Meio Ambiente e Saúde;
- Tornar as operações cada vez mais sustentáveis por meio da ecoeficiência, mapeando ações para mitigação dos impactos negativos e potencializando impactos ambientais positivos;
- Proteger o meio ambiente e prevenir a poluição, minimizando os riscos ambientais em nossas operações e cadeia de valor, promovendo o consumo racional de água e energia e reduzindo a geração de efluentes, resíduos e emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa;
- Preservar a saúde e segurança dos nossos colaboradores, contratados, clientes e comunidades vizinhas por meio da identificação contínua dos perigos e minimização dos riscos decorrentes das nossas atividades, produtos e instalações;
- Garantir as melhores práticas para atingir a Qualidade, a Segurança de Alimentos, a disponibilidade dos produtos, visando sempre satisfazer as necessidades de nossos clientes, mantendo altos padrões de segurança nas operações e no transporte;
- Estabelecer relação de confiança e transparência com clientes, parceiros e comunidades com base nos pilares do nosso Sistema de Gestão Integrado (SGI);
- Incentivar a participação e engajamento de nossos colaboradores nos valores e objetivos da Companhia, fomentando seu desenvolvimento e capacitação de forma contínua;
- Assegurar a consulta e participação dos colaboradores e as partes interessadas em assuntos relacionados ao Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Responsabilidade Social
Um olhar atento para a questão do meio-ambiente, no que diga respeito à nossa atuação.
Um olhar humano às pessoas, no que se entende que seja o papel social de uma empresa.
A Innova investe forte em melhorias rumo à sustentabilidade, cuida da conscientização interna e mantém parcerias com entidades de notório prestígio em Ação Social.
Fazer a nossa parte nessas esferas significa tanto quanto fabricar um excelente produto.
A Innova apoia a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização que promove o desenvolvimento, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas da Amazônia.
As tecnologias sociais empreendidas estimulam a participação das comunidades indígenas na preservação do meio ambiente e na promoção da cidadania.
A identidade cultural e a autoestima dessas populações é afirmada como uma das premissas da sua permanência na terra.
A Innova também é parceira da FAS num importante projeto de coleta seletiva do poliestireno em Manaus: copos, pratos e talheres descartáveis ganham nova vida como matéria-prima. Foi estabelecida parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (ASCARMAN) para coleta em cinco bairros localizados à beira de igarapés, incluindo o Parque das Tribos, poluídos tanto pelo lixo produzido nessas comunidades como aquele drenado de outros pontos da cidade.
O projeto oferece treinamentos e equipamentos à população local, no intuito de estimular a coleta seletiva e a reciclagem.
O material coletado ganha novo ciclo como matéria-prima para o ECO-PS®, primeiro poliestireno com até 30% de material pós-consumo em sua composição. O projeto cria também geração de renda para as populações carentes.
O apoio à Fundação Amazônia Sustentável (FAS) se dá em mais três projetos de grande impacto: Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhos da Amazônia (DICARA), Arquearia Indígena e Canoagem Indígena.
O projeto DICARA é destinado às crianças e jovens de 7 a 17 anos, residentes em Unidades de Conservação no Estado do Amazonas e às famílias, com cursos livres nas áreas de saúde preventiva e educação complementar.
O projeto Arquearia Indígena forma de atletas de alto rendimento, inclusive com vistas às Olimpíadas.
O projeto Canoagem Indígena formar novos atletas em comunidades vulneráveis e assiste aos povos indígenas Apurinã, Kameba e Karapãna.
A educação transformadora é um pilar na filosofia e prática de sustentabilidade da Innova. Em 2021, demos sequência ao nosso apoio de 15 anos ao Instituto Ayrton Senna. Nosso investimento em 2021 possibilitou a formação de 300 educadores. O Instituto Ayrton Senna atua em todo o território nacional, desenvolvendo diagnósticos e planejamento, formação de gestores, educadores e soluções pedagógicas inovadoras.
A população em situação de vulnerabilidade social de Manaus (AM) tem acesso a restaurantes populares por meio do projeto Prato Cheio. A Innova mantém a unidade do bairro da Compensa, em parceria com Governo do Estado do Amazonas e a empresa Sodexo. Por meio dessa iniciativa, o restaurante oferece mensalmente cerca de 6.000 refeições balanceadas, com cardápio elaborado por nutricionistas. O restaurante atende à população carente.
Conheça mais projetos apoiados pela Innova:
A Innova acredita que o plástico reciclado gera valor socioambiental e é Patrocinadora Diamante do projeto Tampinha Legal, maior programa em economia circular promovido pela indústria de transformação plástica na América Latina.
Cada tampa coletada retorna à cadeia produtiva e o resultado da sua venda apoia diretamente entidades beneficentes homologadas.
A Innova integra, desde 2003, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), do Polo Petroquímico do Sul.
Atualmente, 29 voluntários da comunidade integram o Conselho, representando as cidades de Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e cidades do entorno.
A Companhia também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em Triunfo e em Manaus, que treina e capacita as equipes das empresas para o atendimento a emergências, prevendo o deslocamento de apoio mútuo, somando recursos e brigadistas para atuação.
Entre os temas abordados estão projetos futuros da Companhia na pauta permanente da sustentabilidade e cuidados em saúde, segurança e meio ambiente.
As práticas da Innova são avaliadas por meio de auditorias internas, externas e de clientes, além de rigorosamente certificadas pelo Programa Atuação Responsável®.
A Innova apoiou o projeto de construção da nova Ala de Emergência do Hospital Nora Teixeira, em Porto Alegre, dedicada exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital é referência em todo o Estado do Rio Grande do Sul e para além de suas fronteiras no atendimento a urgências e emergências de pacientes idosos, com infraestrutura tecnológica de ponta e equipes de enfermagem altamente qualificadas.
O complexo hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre dá conta anualmente de 56 mil internações, 774 mil consultas, 6,8 milhões de diagnósticos e tratamentos, 64,5 mil procedimentos cirúrgicos e obstetrícios para 73% de pacientes SUS.
A Innova apoia em Manaus um projeto social de grande impacto junto ao público jovem: o Flag Football, que toma como ponto de partida uma modalidade de futebol americano para dar horizontes a jovens em grande vulnerabilidade social.
O Flag Football é um projeto da Associação Voz Ativa, hoje franqueada da Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que já impactou 308 ONGs, 3.701 favelas, 205.245 pessoas em 25 estados.
O futebol americano é utilizado como uma ferramenta de inclusão e também ponto de partida para diversos cursos, como inglês, xadrez, judô, violão e reforço escolar. O projeto conquistou a atenção do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Instituto Educacional, Beneficente Israelita Brasileiro Religioso Ortodoxo Beit Yakov. A Innova apoia o projeto que mantém as atividades de duas escolas judaicas em São Paulo.
O objetivo principal do projeto é a integração de jovens à sociedade através da especialização do atleta não-profissional na prática de esporte de rendimento. O esporte como um fator sociocultural, estimula sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade.
Distribuição de estantes estilizadas com 100 livros infantis em cada, para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.
O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001 na Cidade de São Paulo, destaca-se por ser um dos raros espaços da cidade especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. O Prêmio Territórios faz parte do “Núcleo de Cultura e Participação” do Instituto Tomie Ohtake e é direcionado às escolas da rede pública de ensino, em escala nacional, que busca mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas bem-sucedidas na garantia de uma formação integral e na manutenção dos vínculos e aprendizagens de seus estudantes e comunidades, de forma consistente e inovadora. O prêmio recebe inscrições de escolas do Brasil inteiro.
Projeto multimídia abordando a relação do homem com o mar sob a ótica da sustentabilidade.
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
A educação transformadora é um pilar na filosofia e prática de sustentabilidade da Innova. Em 2021, demos sequência ao nosso apoio de 15 anos ao Instituto Ayrton Senna. Nosso investimento em 2021 possibilitou a formação de 300 educadores. O Instituto Ayrton Senna atua em todo o território nacional, desenvolvendo diagnósticos e planejamento, formação de gestores, educadores e soluções pedagógicas inovadoras.
A população em situação de vulnerabilidade social de Manaus (AM) tem acesso a restaurantes populares por meio do projeto Prato Cheio. A Innova mantém a unidade do bairro da Compensa, em parceria com Governo do Estado do Amazonas e a empresa Sodexo. Por meio dessa iniciativa, o restaurante oferece mensalmente cerca de 6.000 refeições balanceadas, com cardápio elaborado por nutricionistas. O restaurante atende à população carente.
A Innova acredita que o plástico reciclado gera valor socioambiental e é Patrocinadora Diamante do projeto Tampinha Legal, maior programa em economia circular promovido pela indústria de transformação plástica na América Latina.
Cada tampa coletada retorna à cadeia produtiva e o resultado da sua venda apoia diretamente entidades beneficentes homologadas.
A Innova integra, desde 2003, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), do Polo Petroquímico do Sul.
Atualmente, 29 voluntários da comunidade integram o Conselho, representando as cidades de Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e cidades do entorno.
A Companhia também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em Triunfo e em Manaus, que treina e capacita as equipes das empresas para o atendimento a emergências, prevendo o deslocamento de apoio mútuo, somando recursos e brigadistas para atuação.
Entre os temas abordados estão projetos futuros da Companhia na pauta permanente da sustentabilidade e cuidados em saúde, segurança e meio ambiente.
As práticas da Innova são avaliadas por meio de auditorias internas, externas e de clientes, além de rigorosamente certificadas pelo Programa Atuação Responsável®.
A Innova apoiou o projeto de construção da nova Ala de Emergência do Hospital Nora Teixeira, em Porto Alegre, dedicada exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital é referência em todo o Estado do Rio Grande do Sul e para além de suas fronteiras no atendimento a urgências e emergências de pacientes idosos, com infraestrutura tecnológica de ponta e equipes de enfermagem altamente qualificadas.
O complexo hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre dá conta anualmente de 56 mil internações, 774 mil consultas, 6,8 milhões de diagnósticos e tratamentos, 64,5 mil procedimentos cirúrgicos e obstetrícios para 73% de pacientes SUS.
A Innova apoia em Manaus um projeto social de grande impacto junto ao público jovem: o Flag Football, que toma como ponto de partida uma modalidade de futebol americano para dar horizontes a jovens em grande vulnerabilidade social.
O Flag Football é um projeto da Associação Voz Ativa, hoje franqueada da Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que já impactou 308 ONGs, 3.701 favelas, 205.245 pessoas em 25 estados.
O futebol americano é utilizado como uma ferramenta de inclusão e também ponto de partida para diversos cursos, como inglês, xadrez, judô, violão e reforço escolar. O projeto conquistou a atenção do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O objetivo principal do projeto é a integração de jovens à sociedade através da especialização do atleta não-profissional na prática de esporte de rendimento. O esporte como um fator sociocultural, estimula sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade.
O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001 na Cidade de São Paulo, destaca-se por ser um dos raros espaços da cidade especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. O Prêmio Territórios faz parte do “Núcleo de Cultura e Participação” do Instituto Tomie Ohtake e é direcionado às escolas da rede pública de ensino, em escala nacional, que busca mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas bem-sucedidas na garantia de uma formação integral e na manutenção dos vínculos e aprendizagens de seus estudantes e comunidades, de forma consistente e inovadora. O prêmio recebe inscrições de escolas do Brasil inteiro.
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.