Estrutura Organizacional
O renome da Innova e sua consistência são resultados de um legado de sucessivas reinvenções e da confiança construída junto ao mercado e comunidade. Nossos princípios de Governança Corporativa estão na base de tudo que se faz na Innova: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
Ainda que seja uma empresa de capital fechado, desde 2005 a Innova promove análise de seus resultados por auditorias externas, sempre uma integrante do grupo conhecido como Big Four.
O Conselho de Administração, órgão superior de orientação da Companhia, está presente em caráter permanente na estrutura de Governança Corporativa da Innova e conta com os seus Comitês de Assessoramento estatutários: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.
A estrutura organizacional da Innova contempla ainda uma área de Auditoria Interna com a atribuição de monitorar práticas, processos e avaliar os sistemas de controles internos, tudo em conformidade com as políticas estabelecidas.
Nossa Governança Corporativa se organiza da seguinte forma:
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o órgão superior de orientação da Companhia, elo entre os acionistas e a gestão, responsável por definir as principais diretrizes para a condução dos negócios e pela definição e revisão do propósito, Missão, Visão e Valores da Innova, bem como as estratégias, políticas e metas relacionadas a aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Conforme previsto em nosso Estatuto Social, o Conselho de Administração é constituído por no mínimo quatro e no máximo seis membros, eleitos pela assembleia geral para mandatos de três anos.
Membros

Lirio Albino Parisotto é o fundador e Presidente da Videolar-Innova S/A. Nasceu na área rural do município de Nova Bassano, Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, em 1953. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (RS), mas trilhou carreira em todas as searas do universo dos negócios. É reconhecido por combinar e consolidar, com igual pujança, as personalidades do empreendedor e investidor, com notório legado no comércio, indústria, serviços e mercado de capitais.
Sua célula embrionária foi uma pequena loja de instalação de equipamentos de som para automóveis, a partir da qual Lirio Parisotto evoluiu ao varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos até conquistar, ao longo de uma década, a liderança regional com sua loja Audiolar.
Em 1988, no auge dessa atividade comercial, deixou em definitivo o varejo para ingressar na indústria ao criar a Videolar, fabricante dos chamados suportes físicos de mídias, virgens e pré-gravadas: de início, as fitas de vídeo VHS, áudio cassetes e, mais adiante, os disquetes, CDs, DVDs e discos Blu-ray.
A Videolar trouxe ao país o conceito da fita de vídeo fabricada e gravada sob medida para a duração do filme, numa época em que se utilizavam poucas variações de fitas virgens com minutagens pré-determinadas, gerando sobras e grande desperdício do produto magnético.
A partir dessa economia de escala e dos investimentos em capacidade produtiva, a Videolar cresceu em produtos e serviços até atender mais de 95% do mercado brasileiro de home video, assim como a indústria fonográfica. A partir de Manaus (AM), foi criada uma estrutura de solução completa, ponta a ponta e única no mundo, cobrindo da fabricação à distribuição dos ítens, bem como faturamento e cobrança às locadoras e varejo de todo o país.
Nessa trajetória, a Videolar se tornou a maior consumidora nacional do poliestireno (PS), matéria-prima para seus estojos de mídias e fitas VHS. A partir da demanda, Lirio Parisotto novamente reinventou sua Companhia ao erguer a primeira petroquímica da Região Norte para fabricar essa resina, atendendo o consumo próprio e também dos fabricantes da indústria eletroeletrônica, de higiene e materiais escolares no Polo Industrial de Manaus.
As mídias fabricadas pela Videolar foram, desde sempre, produtos de transformação plástica. Na sequência de reinvenções, viriam outros: em 2011, Parisotto implantou em Manaus (AM) uma fábrica de tampas plásticas para garrafas de águas minerais, sucos e refrigerantes. No ano seguinte, também em Manaus (AM), uma nova planta industrial para a fabricação de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP), itens essenciais às indústrias de embalagens alimentícias.
Em 2014, Lirio Parisotto comprou da Petrobrás a petroquímica Innova, situada no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), fabricante integrada do etilbenzeno (EB), tolueno, monômero de estireno (SM), poliestirenos de uso geral (GPPS), alto impacto (HIPS) e expansível (EPS). Esse movimento consolidou o modo de operação atual da Companhia e seu posicionamento estratégico: norte e sul, com fábricas sempre próximas aos clientes. Hoje, produtos e negócios operam sob a marca Innova, fabricante de resinas e transformados plásticos.
Lirio Albino Parisotto é também um grande entusiasta do cinema e entretenimento: instalou no escritório central da Innova, em Alphaville (Barueri, São Paulo), um museu dedicado à memorabilia da imagem e do som.

Liz Parisotto De Gregori nasceu em São Paulo, SP. É graduada em Psicologia com Minor em Administração de Negócios pela Northeastern University, em Boston, EUA.
Prestou trabalho voluntário em Bucareste e na Normandia.
Em 2015, realizou Estágio Observador na área de Residência Multiprofissional em Psicologia do Hospital Sírio-Libanês, onde acompanhou os cuidados nas áreas de Paliativos e Transplantes, em São Paulo.
Em 2017, cursou o Next Generation Wealth Management Program do Banco UBS, em Zurique, Suíça.
Em 2020, publicou o livro Memorabilia da Imagem & Som, com ensaios fotográficos a partir do acervo em mídias físicas exibido no Memorial Tânia Maris Vanin Parisotto e o seu significado através dos tempos.
Em 2021, concluiu o Curso de Conselheiros de Administração no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em São Paulo.

Elie Linetzky Waitzberg nasceu em São Paulo, SP, Brasil.
Graduou-se em Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Comunicações pela Universidade de São Paulo (USP), em 1978.
Trabalhou no Instituto de Neuropsiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de SP, em bioengenharia, num projeto de prevenção de crises epilépticas por meio de marca-passo cerebral, ativado por telemetria.
Deu aula de Sistemas de Informação Gerencial, na Faculdade de Administração de Empresas Alvares Penteado (SP).
Em 1980, introduziu no Brasil a tecnologia americana de latas multifolhadas para óleo de motor, que substituiu a lata de folha de flandres.
Em 1987 montou um laboratório de duplicação de fitas de videocassetes VHS (Duplilab), com contrato com os principais Estúdios de filmes de Hollywood.
Integrou-se à Videolar em 1991, na qualidade de Diretor Técnico, tendo implantado as tecnologias para fabricação de suportes físicos de mídias (fitas de vídeo VHS, áudio-cassetes, disquetes, CD, CD-R, DVD, DVD-R, discos Blu-ray e Flash Memory).
Waitzberg atuou na base tecnológica de todas as sucessivas reinvenções da Companhia, planejando e erguendo em Manaus a primeira petroquímica da Região Norte para a fabricação da resina poliestireno.
Ainda no Polo Industrial de Manaus, implantou também as fábricas de transformados plásticos: filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados plásticos em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP) e tampas para garrafas PET de águas minerais, sucos e refrigerantes.
Em 2014, completou o Curso de Formação para Conselheiros de Administração no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Desde 2016 atua na área de comércio exterior, desenvolvendo novos mercados de exportação da resina poliestireno (PS).
Elie Waitzberg é acionista e membro do Conselho de Administração da Videolar-Innova S/A.

Raphael David Wojdyslawski nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Administração de Empresas Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP).
Em 2008, atuou como Agente Autônomo no banco de investimentos Geração Futuro.
Em 2011, atuou como estagiário e Coordenador de Projetos na Videolar S/A.
Desde 2013, Raphael é Diretor de Novos Negócios da Phiren Holding.
Em 2021, concluiu os cursos de Finanças Corporativas e Formação para Conselheiros de Administração no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Desde 2020, Raphael David Wojdyslawski é membro do Conselho de Administração da Videolar-Innova S/A.

Luiz Fernando Furlan tem vasta e notória presença no universo empresarial brasileiro, em vários segmentos.
Graduado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Administração de Empresas pela Universidade de Santana, é também formado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Programa Gestão Avançada, INSEAD, França, 1991.
Foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de 2003 a 2007. Nessa posição, atuou também como Presidente do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior.
Nos dez anos anteriores, foi Presidente do Conselho de Administração da Sadia e, após seu mandato ministerial, reassumiu o cargo na companhia. Furlan é membro fundador e presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização que promove o desenvolvimento, preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas da Amazônia.
É Presidente do Conselho de Administração do Grupo de Líderes Empresariais-LIDE, integra o Conselho do Instituto Ayrton Senna, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China), Wise Group (Grupo de Notáveis para uma Parceria Econômica Estratégica Brasil-Japão) e Japan House.
Após ter integrado conselhos de administração de diversas empresas de porte, nacionais e multinacionais, em 2024 Luiz Fernando Furlan assumiu cadeira no Conselho de Administração da Videolar-Innova S/A, petroquímica e indústria transformadora de plásticos.
Comitês de Assessoramento
Nossos comitês têm como objetivo apoiar o Conselho de Administração com a finalidade de conferir maior eficiência e qualidade às decisões deste colegiado, aprofundando as discussões sobre temas para os quais foram criados.
São três os comitês previstos no Estatuto Social: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.
Auxilia nas atividades que envolvem a confiabilidade das informações, garantindo a qualidade das práticas contábeis na elaboração das demonstrações financeiras, conformidade com os requisitos legais e regulatórios e adequação à gestão de riscos.
Diretoria
Nossa Diretoria Executiva é responsável pela execução das estratégias e diretivas do negócio definidas pelo Conselho de Administração, delegando a cada um dos executivos as atribuições e autoridades sobre os tópicos econômicos, ambientais e sociais.
Os cargos e funções de nível executivo são deliberados em reuniões do Conselho de Administração e nomeados pela Presidência.
A Diretoria é composta de no mínimo três e no máximo seis membros, eleitos pelo Conselho de Administração ou assembleia geral, devendo um deles ser designado como Presidente, para mandato de três anos.

Lirio Albino Parisotto é o fundador e Presidente da Videolar-Innova S/A. Nasceu na área rural do município de Nova Bassano, Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, em 1953. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (RS), mas trilhou carreira em todas as searas do universo dos negócios. É reconhecido por combinar e consolidar, com igual pujança, as personalidades do empreendedor e investidor, com notório legado no comércio, indústria, serviços e mercado de capitais.
Sua célula embrionária foi uma pequena loja de instalação de equipamentos de som para automóveis, a partir da qual Lirio Parisotto evoluiu ao varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos até conquistar, ao longo de uma década, a liderança regional com sua loja Audiolar.
Em 1988, no auge dessa atividade comercial, deixou em definitivo o varejo para ingressar na indústria ao criar a Videolar, fabricante dos chamados suportes físicos de mídias, virgens e pré-gravadas: de início, as fitas de vídeo VHS, áudio cassetes e, mais adiante, os disquetes, CDs, DVDs e discos Blu-ray.
A Videolar trouxe ao país o conceito da fita de vídeo fabricada e gravada sob medida para a duração do filme, numa época em que se utilizavam poucas variações de fitas virgens com minutagens pré-determinadas, gerando sobras e grande desperdício do produto magnético.
A partir dessa economia de escala e dos investimentos em capacidade produtiva, a Videolar cresceu em produtos e serviços até atender mais de 95% do mercado brasileiro de home video, assim como a indústria fonográfica. A partir de Manaus (AM), foi criada uma estrutura de solução completa, ponta a ponta e única no mundo, cobrindo da fabricação à distribuição dos ítens, bem como faturamento e cobrança às locadoras e varejo de todo o país.
Nessa trajetória, a Videolar se tornou a maior consumidora nacional do poliestireno (PS), matéria-prima para seus estojos de mídias e fitas VHS. A partir da demanda, Lirio Parisotto novamente reinventou sua Companhia ao erguer a primeira petroquímica da Região Norte para fabricar essa resina, atendendo o consumo próprio e também dos fabricantes da indústria eletroeletrônica, de higiene e materiais escolares no Polo Industrial de Manaus.
As mídias fabricadas pela Videolar foram, desde sempre, produtos de transformação plástica. Na sequência de reinvenções, viriam outros: em 2011, Parisotto implantou em Manaus (AM) uma fábrica de tampas plásticas para garrafas de águas minerais, sucos e refrigerantes. No ano seguinte, também em Manaus (AM), uma nova planta industrial para a fabricação de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP), itens essenciais às indústrias de embalagens alimentícias.
Em 2014, Lirio Parisotto comprou da Petrobrás a petroquímica Innova, situada no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), fabricante integrada do etilbenzeno (EB), tolueno, monômero de estireno (SM), poliestirenos de uso geral (GPPS), alto impacto (HIPS) e expansível (EPS). Esse movimento consolidou o modo de operação atual da Companhia e seu posicionamento estratégico: norte e sul, com fábricas sempre próximas aos clientes. Hoje, produtos e negócios operam sob a marca Innova, fabricante de resinas e transformados plásticos.
Lirio Albino Parisotto é também um grande entusiasta do cinema e entretenimento: instalou no escritório central da Innova, em Alphaville (Barueri, São Paulo), um museu dedicado à memorabilia da imagem e do som.

Reinaldo José Kröger nasceu em Santa Fé, Paraná. Graduou-se em Contabilidade e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (SP), com formação complementar pelo Institut Européen D’Administration Des Affaires (INSEAD), em Fontainebleau, França. Desde maio de 2019 é Vice-Presidente na Innova.
Há mais de três décadas exerce lideranças (C-Level) em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, notadamente na área petroquímica. Essa vivência abrange reestruturações de negócios, fusões e aquisições com consolidação de diferentes culturas corporativas, projetos implantados de redução de custos, otimização de recursos, alavancagem de vendas e melhoria de resultados, além de processos de abertura de capital (IPOs).
Iniciou carreira na área financeira da indústria química norte-americana Rohm And Hass, seguindo à suíça Asea Brown Boveri e na sequência à Coopers & Lybrand Auditores, como Sênior de Auditoria. Atuou por 23 anos na multinacional francesa Rhodia, como Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, Diretor Comercial e Diretor de Operações, com participação na sua abertura de capital no Brasil. No grupo italiano Mossi & Ghisolfi foi Diretor Comercial & de Marketing para a América do Sul, liderando os negócios com a resina PET e sua inserção na economia circular. Na multinacional brasileira Vicunha Têxtil foi Diretor Superintendente, comandando operações de sete unidades fabris. No Grupo Unigel, atuou como CEO e Presidente.
É Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Claudio da Rocha Filho nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP. Está na Companhia desde 1998, tendo atuado em posições de liderança por todas as suas áreas: Marketing, Vendas, Planejamento, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Controladoria e Financeiro, Industrial.

José Lemos de Carvalho Junior nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com Especialização em Gestão Bancária pela Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL) e MBA em Mercado de Capitais, Investimentos e Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou trajetória na Innova como Gerente Financeiro em outubro de 2015, passando a acumular as funções de Controladoria e, desde de novembro de 2021, é o Diretor responsável pelas áreas Financeira, TI, Comunicação e Gestão Corporativa de Energia.

Christian Barg nasceu em Lages, Santa Catarina. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e tem pós-graduação na área de Especialização em Processos Petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Simulação e Otimização de Unidades Industriais PSA para Purificação de Hidrogênio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Finanças Corporativas, M&A e Equity pela Pontifícia Universidade Católica (RS). Desde março de 2020 é o Diretor Industrial da Innova.
Trabalhou na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como professor no curso de Engenharia Química, nas cadeiras de Tecnologia Orgânica, Tecnologia de Polímeros e Cálculo de Reatores do curso de Engenharia Química. Atuou como Engenheiro de Processos na Ultrafértil S/A, Gerente de Produção na Videolar S/A, Gerente Executivo Industrial na Vale Fertilizantes S/A e Gerente Geral de Produção na Yara Brasil.
Central de Resultados
Faturamento Bruto por Origem Geográfica

Faturamento por Segmento

Atos Societários
Compliance
A Innova compreende a importância vital em trabalhar com a ética e no estrito cumprimento às leis aplicáveis às nossas operações.
Incentivamos essa cultura para com nossos colaboradores no seu dia a dia. Colocamos em prática essa visão de mundo no relacionamento com parceiros, fornecedores e na sociedade em que vivemos.
Alcançamos sucesso quando criamos em nossos colaboradores a consciência de que o comportamento ético joga também um papel crucial na continuidade dos negócios. Ou seja: além de obrigatório, por princípio, é também estratégico.
Os colaboradores buscam em nosso Código de Conduta os caminhos para suas relações, num âmbito abrangente. A Innova não somente apresenta o Código de Conduta aos seus colaboradores como também presta esclarecimentos em bases constantes, cotejando o texto com exemplos práticos das relações com clientes, fornecedores, agências governamentais, autoridades e comunidade em geral.
Nossa meta é que se façam reconhecidos como pessoas éticas e responsáveis, cumpridoras de seus deveres para com a sociedade.
É também por esse motivo que procuramos trabalhar com fornecedores e clientes que atuem de acordo com os princípios e valores que nos são essenciais.
Acreditamos que, em sinergia, poderemos praticar e propagar valores como:
A Innova acredita que essa é a forma sustentável de se fazer negócios, levando à comunidade em que atua exemplos de cidadania, respeito ao meio ambiente e às leis de nosso País.
Isso deve ter tanta relevância quanto a alta tecnologia que utilizamos e a qualidade dos produtos que entregamos.
Deverá também estar na raiz de nossa liderança.
Canal de Denúncias
OPERADOR TELEFÔNICO
0800-810-8166
(ligação gratuita)
FORMULÁRIO WEB
www.contatoseguro.com.br/innova
APLICATIVO CONTATO SEGURO
Disponível para download na Google Play Store ou App Store